Perguntas mais Frequentes
1- A partir de qual idade posso começar a ensinar a Língua de Sinais para o meu bebê?
Os bebês podem começar a aprender a Língua de Sinais à partir dos 6 meses de idade. À partir dessa idade, eles já possuem habilidades motoras para fazer os gestos, enquanto que as suas cordas vocais ainda não estão preparadas para a comunicação verbal.
2- A Língua de Sinais pode prejudicar o desenvolvimento verbal do meu bebê?
Não, pelo contrário, um estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade da California encontrou indícios de que a língua de sinais para bebês facilita o desenvolvimento verbal dos bebês. resultados desse estudo mostraram que eles aprendem a falar mais cedo e que o seu vocabulário é mais rico em palavras.
Referência do estudo: Goodwyn, S. W., Acredolo, L. P., & Brown, C. A. (2000). Impact of symbolic gesturing on early language development. Journal of Nonverbal behavior, 24(2), 81-103.
3- Os gestos da Língua de Sinais para Bebês ensinados aqui no Maozinhas que Falam são os mesmos que as LIBRAS?
Não, como a Língua de Sinais para Bebês foi criada nos EUA, a grande parte dos materiais sobre essa técnica são baseados na ASL (Língua de Sinais Americana). Além disso, como morei nos EUA por alguns anos, e foi lá que aprendi essa técnica, os sinais que ensino aqui são todos baseados em ASL. Porém, se você quiser que o seu bebê aprenda LIBRAS, eu encontrei um app que pode te ajudar bastante. O nome do app é HAND TALK. É importante lembrar que o principal objetivo da Língua de Sinais para Bebês é facilitar a comunicação entre pais e bebês, por isso não importa se você ensinar para o seu bebê sinais baseados em ASL, LIBRAS ou se você até mesmo inventar algum sinal. A técnica é a mesma e os principios são os mesmos: diversão, repetição, motivação e expansão.